terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ORIGEM DA CORRIDA

A corrida é praticada pelo ser humano desde a pré-história, esta habilidade foi desenvolvida instintivamente como artifício para sua própria sobrevivência para fugir de predadores ou inimigos, e também para caçar suas presas. Com o tempo, o Homem se tornou sedentário e começou a produzir seu próprio alimento, não tinha a necessidade de se locomover para conseguir alimentos e nem mais predadores, se tornando o topo da cadeia alimentar. A corrida foi então usada mais tarde como treinamento para soldados e depois aprimorada para competições.


Na Grécia antiga foram organizadas as primeiras competições, a maratona inclusive foi criada para homenagear o soldado grego Pheidippides, que segundo a lenda, no ano de 490 a.C. os gregos haviam vencido os persas da batalha de Maratona, e coube a tarefa de levar a boa notícia até a cidade de Atenas, ele correu cerca de 35 km e ao chegar só teve tempo de dizer “vencemos” e caiu morto. Mas na verdade a tarefa foi mais árdua e importante. Pheidippides foi encarregado de ir até Esparta pedir reforços quando os persas estavam chegando à Grecia, cerca de 240 km, correndo! Levou dois dias só para chegar a Esparta para pedir ajuda e levou um não como resposta. Os espartanos estavam comemorando o festival de Artemis se recusaram a ajudar, só restou a Pheidippides correr de volta os 240 km para dar a má notícia. Mas Pheidippides não era um caso a parte, pois foi através da corrida que os atenienses venceram os persas.

As corridas de rua surgiram na Inglaterra no século XVIII onde se tornaram bastante populares, se expandindo depois para o restante da Europa e Estados Unidos. No final do século XIX as corridas de rua ganharam um impulso após a primeira maratona olímpica, com os Estados Unidos tendo o número mais expressivo de praticantes.



Por volta de 1970, surgiu o “jogging boom” baseado na teoria do médico norte-americano Kenneth Cooper que difundiu seu famoso “Teste de Cooper”, tornando-se até sinônimo de corrida, a partir de então a modalidade cresceu de uma forma arrebatadora. A participação de corredores comuns junto com os corredores de elite na mesma prova aconteceu também nesta época, o que ajudou a estimular ainda mais a prática da modalidade.



Hoje as corridas de rua são bem populares em todo mundo. São praticadas na maioria por atletas amadores que buscam melhorar e aumentar sua qualidade de vida através da prática esportiva.
Você também pode ser um corredor, basta querer e arranjar um tempo na sua agenda. Antes consulte seu médico e procure um Profissional de Educação Física para que você corra com saúde e minimize o risco de lesões.

Um forte abraço,

Nielsen Silva

Fonte: Corrida de rua: análise do crescimento do número de provas e de praticantes. SALGADO, José Vítor Vieira. MIKHAIL, Mara Patrícia Traina Chacon. Unicamp, 2006.


www.webrun.com.br
www.portalsaofrancisco.com.br

2 comentários: